sexta-feira, 24 de julho de 2020

Exploração da Identificação Projectiva através da Simbolização no estudo do Rorschach em Pré-Adolescentes



Resumo: Com objetivos no estabelecimento da natureza dos processos  mentais envolvidos na pré-adolescência, expressamente na relação eu(s)- Outro(s), inscrevemo-nos pelo e no método Rorschach, na busca do pensamento e conhecimento que ruma à compreensão das modalidades de funcionamento do pré-adolescente, fundadas na e em   relação, onde se debatem a estruturação, organização e recriação dos seus objetos internos e externos num jogo partilhado entre o pensar e o imaginar, onde o sujeito sendo ele próprio, pode ser o outro e sendo o outro pode ser ele próprio. Neste intercâmbio, característico da  pré-adolescência e estudado no Rorschach, funda-se no uso da identificação projetiva traçada num “ir e vir”  relacional de conteúdos cruzados, a noção de relação que pode desempenhar a função de continente significador e de significação, caracterizando-se como “instrumento do pensamento “ (F. Begoin-Guignard, 1991).

Palavras – Chave: Identificação projetiva, patológica, normativa, relação continente-conteúdo, ligação, desenvolvimento, criação, simbolização, intersubjetividade

Autora: Paula Dias, 2000